A Integração é Um Processo Estratégico

A integração é um processo estratégico para a área de recursos humanos das mais modernas gestões empresariais. Vale lembrar que, para um funcionário novo, todo processo é uma nova descoberta, criando-se novas relações e vínculos entre seus novos pares de trabalho. Muitas vezes quem já está costumado com toda rotina empresarial não percebe a importância desta primeira orientação. O risco de se ignorar este fato, em última instância, pode até vir a comprometer a própria saúde corporativa.

Patrícia Bispo, consultora de RH, lembra da importância do primeiro acolhimento deste profissional em seus primeiros dias: “Quando se integra um profissional, a empresa mostra o valor que ele tem para o contexto do negócio. Ou seja, ele não está ali apenas para preencher uma vaga, mas sim para agregar valor, fazer o diferencial na sua nova função e por isso, é fundamental que ele sinta-se parte integrante do universo vivo que forma a organização (1)”.

 

CULTURA E VALORES NA EMPRESA

Um processo de integração bem feito também possibilita que este profissional identifique os valores culturais mais rapidamente, o que representa maior qualidade e ganho de produtividade, além de diminuir o turnover de pessoal.

Este assunto ganha ainda mais importância se pensarmos hoje na complexidade das relações corporativas, onde é necessário um aculturamento dos colaboradores para se ir além da simples relação comprar/vender, mas que sejam encorajados a entender e assimilar os valores da corporação.

É importante que exista uma atmosfera de integração que conduza ao diálogo, que comunique os valores de sua empresa. Deve ser levado em conta o fato de que este primeiro contato irá nortear os passos de pessoas que estarão em contato com outras pessoas dentro da empresa, as influenciando e sendo influenciada por elas.

 

NÃO EXISTE VAZIO DE LIDERANÇA

Se o processo de aculturamento de um novo funcionário é falho, ele pode passar a questionar as próprias estruturas internas da empresa. Existem vícios que podem ser trazidos de experiências profissionais passadas. Obviamente esta situação é altamente indesejada. A situação pode chegar a um ponto na qual ele pode encontrar espaço para questionar as atuais lideranças da empresa. Ora, cabe as empresas ocupar este espaço, não algum funcionário. Cabe aos gestores de pessoal identificarem estes riscos e procurarem reduzi-los ao mínimo com um bom processo de integração.

 

APRIMORAMENTO CONTÍNUO

Uma empresa hoje precisa estar em constante evolução, em aprimoramento contínuo. E como um novo funcionário irá contribuir neste processo se não conhecer estes mecanismos? A quem recorrer? Qual deve ser sua postura? Sua contribuição será apenas de ter vivido um período considerável “as escuras”?

Quando a comunicação torna-se rica logo no início de uma relação, uma série de problemas podem ser evitados. Abrem-se oportunidades de de questionamentos, dentro do processo interno ou até com relação a atuação da empresa.

 

O VÍDEO DE INTEGRAÇÃO DENTRO DESTE PROCESSO

O vídeo de integração é uma ferramenta que possibilita uma maior eficiência e economia no processo de integração, com atribuições diversas, como apresentações rotineiras relacionadas a segurança, política de visitantes, pagamentos e direitos do trabalhador, entre outras, liberando mão de obra para outras atividades mais produtivas.

A lógica é bem simples: o vídeo acaba por substituir – e até aprimorar e padronizar – apresentações de rotina para funcionários ou visitantes. A padronização e a certeza que determinado conteúdo será passado é uma das razões de sua eficiência. As instruções de uso de EPI’s em uma fábrica são um dos maiores exemplos, assim como boa parte das instruções em Seguração do Trabalho – o funcionário fica sabendo que a empresa preocupa-se com este assunto e diminui o risco de um questionamento que poderia colocar a segurança em risco. Um vídeo é um importante aliado também na própria gestão de pessoal, facilitando a divulgação da política de benefícios, datas de pagamentos de salários, entre outros tópicos. São todos assuntos que um novo colaborador passa a ter contato e assimilar as prioridades e políticas de seu novo emprego.

Há diversas dicas que podem (e devem) ser implementadas na criação de videos de integração, citamos algumas delas neste artigo (clique aqui).

Portanto, o vídeo pode ser uma valiosa ferramenta no aculturamento deste novo funcionário, facilitando seu acolhimento dentro da empresa. O investimento na produção de um vídeo de integração de qualidade e a escolha de uma produtora de vídeo de integração experiente são de extrema importância para se chegar a um resultado eficiente e com possibilidade de uso por vários anos.

 

Colaborou neste artigo Alberto Ruggiero, Mestre em Comportamento Organizacional e sócio da Mosaico - Excelência em Liderança.
(1) Trecho retirado de artigo de Patrícia Bispo, Jornalista com formação em Comunicação Social. O artigo na íntegra você encontra no link http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Dicas/9065/por-que-a-integracao-e-um-processo-estrategico.

 

Sua empresa precisa de um vídeo de integração?
Nós podemos lhe ajudar.

Entre em contato
Tel: (11) 4226.4797
Email: contato@cinematika.com.br

Leave a Reply: