Obtendo Retorno com Vídeos de Integração

Uma empresa pode investir em diversos tipos de vídeos: institucionais, comerciais, TVs corporativas, treinamento, etc. Dentre todas estas opções, talvez um vídeo de integração seja um dos mais simples de identificar e mensurar o retorno que pode ser obtido. Neste breve artigo demonstramos 03 maneiras de se obter este retorno: o primeiro é uma economia direta, em processos mais eficientes. O segundo é com o aumento da produtividade e o último está relacionado com a padronização no conteúdo, auxiliando na diminuição do desperdício e dos retrabalhos.

 
PROCESSOS MAIS EFICIENTES:
A situação é comum de se encontrar: um funcionário do RH é encarregado em fazer a integração dos novos funcionários com uma apresentação no PowerPoint feito pelo próprio departamento. Além dos funcionários terem dedicado muitas horas para criar este PowerPoint, cada apresentação normalmente toma entre 2 e 4 horas, sendo apresentada inúmeras vezes dentro do mês. Os tópicos abordados são de rotina, como apresentação da empresa, missão, visão e valores, produtos e/ou serviços, política da qualidade, benefícios do trabalhador, obrigações dos funcionários, uso de EPIs, etc. São estas as informações que acabam por estar presentes em praticamente todos os manuais de integração.

Esta rotina acaba pode acabar por impedir que determinado profissional assuma outras responsabilidades, o que faz com que ele seja sub-utilizado e, por vezes, descontente.

O prejuízo aqui é rápido e fácil de se calcular. O custo homem.hora de um funcionário CLT é alto e mensal, enquanto um vídeo de integração é um serviço terceirizado que poderá ter o custo amortizado em alguns meses e utilizado por muitos anos.

Um vídeo pode facilmente substituir apresentações de rotina (inclusive falamos sobre a importância dos videos e segurança no trabalho aqui). Além da padronização da informação (detalhe importante para empresas certificadas ou em busca de certificação), esta ferramenta possibilita economia de mão de obra, abrindo a possibilidade para profissional trabalhar em atividades mais produtivas.

 
MOTIVAÇÃO E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE:
De Elton Mayo a Katz: muitos são aqueles que estudaram o comportamento humano e de como melhorar a produtividade de uma equipe. Em todas as teorias encaixam-se ações de um vídeo de integração moderno, dinâmico, que desperte o interesse dos funcionários.
Futuramente iremos abordar com mais detalhes este assunto e como um vídeo pode ser peça fundamental na motivação de uma equipe.

 
PADRONIZAÇÃO DO CONTEÚDO & REDUÇÃO DO RETRABALHO:
Um processo de integração é fundamental na redução dos retrabalhos de um novo funcionário, para isto a padronização nas informações evita “ruído” na comunicação. Neste ponto um vídeo pode ser uma ferramenta muito eficiente.

Afinal, em muitos casos de uma apresentação rotineira de integração, cada funcionário acaba dando sua leitura particular do dia a dia da empresa, da real necessidade de um visitante estar acompanhado, ou de uso de um determinado EPI, ou quanto as políticas com vale-alimentação e etc.

Realizar esta apresentação em vídeo ganha-se padronização: todo vídeo será sempre igual, com igual importância aos tópicos, independente do responsável pela apresentação. Diminui-se portanto algum possível “ruído” neste processo.

O trabalho da produtora de vídeo de integração neste caso é produzir uma ferramenta de comunicação dinâmica e eficiente para ser mais facilmente assimilada por estes novos funcionários.

 

Colaborou neste artigo Alberto Ruggiero, Mestre em Comportamento Organizacional e sócio da
Mosaico - Excelência em Liderança.

 

Sua empresa precisa de um vídeo de integração?
Nós podemos lhe ajudar.
Entre em contato
Tel: (11) 4226.4797
Email: contato@cinematika.com.br