Por que sua empresa deve investir em vídeo de integração?

O VIDEO DE INTEGRAÇÃO

 

O video de integração passa a ser uma ferramenta/utilidade para a empresa desde o momento em que o novo funcionário entra na empresa. Assistindo ao(s) video(s) de integração o funcionário pode receber as boas vindas, conhecendo mais sobre a empresa: o que ela é, como funciona, qual a sua história, quais são seus valores, como ela cresceu, os produtos ou serviços oferecidos, etc.

Isso até ajuda o funcionário a entender melhor as coisas, a partir da visão do executivo maior da organização). Você pode colocar vídeos com áreas: área financeira, de marketing, de vendas, produção, RH, etc. como complemento de um processo maior. O vídeo de integração acaba ajudando nesse sentido, de passar pelo menos os aspectos principais da cultura da empresa e principalmente dos processos de segurança, que é de fundamental importância para que a pessoa possa trabalhar com consciência e em segurança.

O RISCO DE NAO INVESTIR

 

A questão das empresas de não investir em integração e deixar de lado a aculturação do funcionário que está entrando. É principalmente complicado porque a partir do momento que eu tenho alguém que esta desalinhado com os outros funcionários que estão a mais tempo na empresa, ele não conhece os valores que são praticados pela empresa, pode cometer erros, isso vai gerar retrabalho, gerar custo lá na frente dependendo do montando do erro. Estes e outros motivos justificam um certo ceticismo quanto a não investir na integração.

A integração não é um treinamento, é um processo de acolhimento do funcionário na entrada da empresa. A partir do momento que o funcionário começa a executar ações que são divergentes daquilo que é esperado. ele pode ter um feedback corretivo negativo, mas a culpa não foi dele, já que ele usou bom senso para agir já que não houve integração para mostrar como funciona as coisas naquele espaço da empresa. Uma integração é muito importante por estes motivos e as empresas deveriam focar mais nisso.

Falamos mais sobre esta questão da integração como um processo e não um treinamento em outro artigo do nosso blog. Você pode ler clicando aqui.

O MARKETING NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO

 

Toda vez que a empresa pretende produzir um vídeo geralmente ela vai se reportar à área de marketing, já que esta área é a que tende a trabalhar com isso. Para que a área de marketing possa compreender melhor esse processo ela tem que ser convidada juntamente com o RH para passar por uma didática em relação ao processo, ser educada, capacitando os profissionais de marketing a realizarem um trabalho mais apropriado.

A integração através de vídeos não se limita apenas à produção do vídeo: é um vídeo onde vou ganhar tempo, gerar eficiência e produtividade, e ao mesmo tempo estarei passando informação relevante aos novos funcionários. Apesar de ser um mesmo processo, as pessoas que passam por ele são diferentes, então a cada dia e semana que eu executo um processo de integração devo perceber que são pessoas diferentes, mas devo passar o mesmo conteúdo para gerar alinhamento nas pessoas – o que é ainda mais fácil com a utilização de vídeos.

RETORNO COM O USO DE VÍDEOS

 

A grande dificuldade é você saber conscientizar as pessoas, tanto as pessoas da fábrica, quanto o pessoal da diretoria, quanto a necessidade de se investir em segurança do trabalho e os resultados de benefícios que isso pode trazer para empresa. Dentro de uma portaria de uma empresa você vai receber um visitante e se tiver um vídeo preparado para passar naquele tempo que ele está esperando, você já vai fazer uma integração para ele. Ele vai entrar na sua empresa já sabendo as normas de segurança, os cuidados que ela deve ter na empresa, já possuindo uma sensação de uma empresa organizada que mostra o vídeo, etc.

Sem contar que nem sempre um profissional para fazer a integração vai estar disponível para esse visitante. Com o vídeo. a própria pessoa da portaria coloca o vídeo dele, dispensando a necessidade de deslocar um profissional que esta executando outras tarefas para ir la fazer a integração. A questão do vídeo conscientiza mais porque possui conteúdo visual (aproxima da realidade ao invés de apenas utilizar palavras).

A hora/homem trabalha pelo profissional também será eliminada. O vídeo é um custo único pelo projeto, que poderá ser reproduzido um numero indefinido de vezes sem custo adicional. Uma boa comunicação com a produtora de vídeo de integração, tornando claros os objetivos e conteúdos relevantes para o vídeo, é essencial para um resultado eficiente e duradouro.

Discutimos mais sobre o retorno com a integração e os vídeos neste outro artigo.

 

AUMENTANDO A EFICIÊNCIA

 

As empresas também passam uma integração em outros sentido: uma questão de bom humor, uma leveza. Também ajuda a fixar diversos conceitos, para qualquer nível, seja ele operacional, administrativo, executivo etc.

Existe as questões presenciais que isso não tem alternativa, alguém deve estar presente. Mas em diversas ações como: benefícios, funcionamento, onde o funcionário deve ir, a quem ele deve procurar etc., isso pode ser reproduzido em video, facilitando e ajudando todo processo e o próprio RH já que as pessoas não possuem uma agenda para cada dia fazer um processo de treinamento e integração.

Não é todo dia que existe um processo de integração, mesmo quando necessário. Os processos são agendado em certos dias e horários, fazendo o novo funcionário esperar dias ou até semanas até entrarem pessoas suficientes na empresa para efetuar o processo. Nestes e outros casos o vídeo facilitaria, não o processo inteiro e completo, mas ao menos ele já teria informações essenciais e entraria em contato com questões importantíssimas que os funcionários devem ter logo no inicio das atividades na empresa.

A produção do vídeo de integração se mostra, portanto, como um investimento com vários vantagens e retornos diretos e indiretos, melhorando a saúde empresarial e os processos internos a curto e longo prazo.

Tags: integração